Seguidores

segunda-feira, 20 de abril de 2020

Sugestões para a semana!


Dicas da profe Márcia:


1- Caixas de papelão 
Esse material é de fácil acesso e tem inúmeras possibilidades de utilização nas brincadeiras.  
Entre elas:  
•Brincar de entrar e sair;
•Brincar de passar por dentro de caixas grandes vazadas;                      
•Empilhar caixas de diferentes tamanhos;                                          
•Construir torres e derrubá-las;          
•Utilizar como suporte para marcas gráficas.

2- Varal de bexigas 
Material: Balões e cordão.          
Permite que a criança desenvolva coordenação motora, equilíbrio corporal e percepção tátil. Com o auxílio dos pais na brincadeira, ainda poderá diferenciar as cores.



Dicas da profe Deiza:


1-

2- 

3- 

4-



Dicas da profe Andreia:


1- Faça o contorno de utensílios da cozinha em uma folha. Depois, peça para a criança colocar cada utensílio sobre seu contorno.


2-  Utilizando bolinhas coloridas de papel ou plástico, a criança deve colocá-las sobre o desenho, observando as cores.


3-  Depois de cortar canudinhos coloridos, colocá-los em palitos de churrasco espetados em uma esponja ou bandeja de isopor. Pode-se trabalhar sequência de cores, ou separar por cores. Além disso, trabalhamos a atenção e a motricidade fina.
Obs: É possível fazer essa atividade pintando macarrão com tinta guache de diferentes cores para substituir o canudinho.



Dica da profe Micheli:


1- Atividade de alinhavo
Com materiais que temos em casa, é uma importante atividade para desenvolver a coordenação motora fina e concentração. Pode ser feita até mesmo com um tênis, tirar e instigar a criança a colocar o cadarço.




2- Pegue a bolinha!
Uma ótima brincadeira de estímulo para se fazer com as crianças e que requer pouco tempo de preparo. Basta ter fita crepe e bolinhas – que podem ser feitos com bolas de algodão coloridos ou bolas de papel amassado – e aproveitar algum espaço de casa, como o corredor.  Cole a fita crepe de uma extremidade à outra das paredes, sempre com o lado colante virado para baixo. É possível se criar uma teia, por exemplo. Em seguida, fixe as bolinhas nas fitas e pronto!  É importante lembrar que a altura da fita deve ser de acordo com o nível de desenvolvimento motor da criança.

3- Circuito no sofá!
O que fazer em dias  nos quais as crianças ficam dentro de casa? Uma boa dica é fazer o circuito do sofá, uma brincadeira que estimula a movimentação e o gasto de energia dos pequenos.  Montar um circuito é organizar uma sequência de atividades motoras que as crianças deverão cumprir em sequência e depois fazer repetidas vezes. Uma dica é pedir para passar por dentro de algum objeto – como se fosse um túnel –, depois subir e descer de um banquinho ou pufe, e pular em almofadas no chão ou no sofá. Sempre com ajuda e supervisão de um adulto.

4- Eu espio!
Sabe aqueles brinquedinhos ou coleções que ficam acumulados em um balde ou caixa? Eles servem também para a brincadeira do “eu espio”, que estimula o desenvolvimento da atenção e memória das crianças.  Basta mencionar um dos objetos espalhados pelo chão e pedir para que a criança o procure no monte.

5- Hora de encaixar!
Furar a caixa de ovo para que a criança possa encaixar hastes flexíveis é ótimo para desenvolver a coordenação motora fina. Essa brincadeira pode entreter os pequenos por muito tempo e ser repetida várias vezes.  Para fazer esta atividade, pegue um objeto perfurante (pode ser uma chave de fenda ou tesoura), fure a caixa de ovo e dê as hastes flexíveis para a criança começar a brincar. Vale lembrar que esta brincadeira deve ser supervisionada por um adulto, já que as hastes podem ser atrativas para as crianças e colocadas em lugares perigosos, como olhos e boca.


Dicas da profe Franciely:


1- Abrir e fechar é uma atividade de extrema importância para o desenvolvimento da coordenação motora. Ao rosquear uma tampa, a criança aprimora os movimentos das mãos e trabalha a concentração.

2-  Transferir o material que está dentro de um recipiente grande para outros menores requer concentração. Pode ser feito com farinha de milho, sagu, arroz...

3-  Caça às tampinhas na água
4-  Pista para carrinhos com obstáculos:

5-  Levar a bolinha até o centro do labirinto através do sopro:



Dicas da profe Dieli:


Utilizando joguinhos como o lego, é possível realizar várias atividades de atenção, concentração e motricidade fina, além de trabalhar as cores.




Dica da profe Denise:


Encontre a tampa certa e ajude a mamãe a organizar os potes da cozinha!














Nenhum comentário:

Postar um comentário